Dia 25 de Julho foi o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha. Segundo dados da Secretaria da Presidência da República, em 1992, foi estabelecido um marco na luta e resistência da mulher negra.
O objetivo da comemoração é ampliar e fortalecer organizações de mulheres negras para o enfrentamento ao racismo, sexismo, discriminação, preconceito e demais desigualdades raciais e sociais.
Como secretária de Política das Mulheres da Força Sindical de Minas Gerais. Não poderia deixar de ressaltar a importância desta data, porque apesar de nossas lutas ainda somos obrigadas a admitirmos estarmos longe de erradicarmos tais malefícios como o racismo, sexismo, preconceitos, violências e demais desigualdades raciais e sociais. Mas não podemos jamais desistir de lutar e em todas as oportunidades devemos ressaltar nossas opiniões contrarias a esta prática que vivenciamos no nosso cotidiano.
Nós, mulheres trabalhadores, entendemos que nossas qualidades como mulheres, independentes da cor da pele, em qualquer raça estamos preparadas para nossa crescente evolução e promoção profissional em igualdade com os homens sejam em comando ou direção, com o devido respeito, oportunidades e salários iguais.
Feliz Dia Internacional da Mulher Negra.
Maria Nerci Ribeiro – Presidente do SEESSPA- MG
Diretora tesoureira da Federação do Estado de MG
Secretária de Política Publica das Mulheres da Força Sindical MG