Na manhã de ontem, terça-feira (23) a FEESSEMG deu mais um importante passo ao lado dos sindicatos filiados na sequência da luta pela implementação do Piso Nacional da Enfermagem.
Em reunião com o Superintendente Regional do Trabalho e Emprego de Minas Gerais, Carlos Calazans, o presidente Rogério Fernandes (FEESSEMG) e demais companheiros representantes dos sindicatos filiados, apresentaram requerimento de apoio para a fiscalização da devida implementação do piso.
“A nossa luta está somente no começo. A lei foi sancionada e existe a determinação da aplicação do piso, porém, se não estivermos muito vigilantes, haverá quem tente negociar diretamente com o trabalhador. Haverá quem tente pagar abaixo do piso. Por isso, a Federação está aqui hoje, para pedir a ajuda da superintendência regional do trabalho.” – declarou Rogério Fernandes.
A reunião, considerada histórica, reuniu diversas entidades sindicais de correntes e orientações políticas distintas. Capitaneados pela FEESSEMG, os sindicatos SINDEESSMG, SEEMG, SEESS – Pouso Alegres, SEESS – Teófilo Otoni, SEESS – Contagem e SEESS – Barbacena mostraram a força de sua mobilização e a importância de, em uma só voz, anunciarem que não aceitarão a renegociação do piso.
Ao receber os sindicalistas Calazans classificou a luta como essencial e muito importante: “Várias vezes na história, quando os trabalhadores tiveram os seus direitos reconhecidos, houve resistências. Quando instituíram o 13º salário, várias empresas diziam que iriam quebrar. Hoje, esta é uma realidade posta que aquece a economia. Quando o presidente Lula concedeu um aumento real do salário mínimo, acima da inflação, isso foi importante para a economia. O mesmo acontecerá com o piso nacional da enfermagem.”
Como resultado imediato da reunião, ficaram marcadas audiências com o Ministério Público do Trabalho de Minas Gerais e com o Ministro de Estado do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho para as próximas semanas.